27 A 30 DE NOVEMBRO DE 2020
novos modelos
e experiências
para compreender
o cérebro,
os comportamentos
e as emoções

O BRAIN, como é carinhosamente chamado, continua sendo o congresso que mais atrai profissionais de diferentes áreas interessados nas neurociências. Inclui em suas numerosas atividades as mais recentes descobertas científicas, englobando temas de interesse da neurologia, psiquiatria, psicologia, geriatria e outras áreas afins. Com sua característica inovadora, agora totalmente virtual, traz cientistas, escritores e artistas, tocando temas relacionados com as neurociências da vida cotidiana.

Com sua característica inovadora, agora totalmente virtual, traz cientistas, escritores e artistas, que abordam temas relacionados a neurociência da vida cotidiana e a prática clínica.


   quero participar >>   
novos modelos e experiências
para compreender o cérebro,
os comportamentos e as emoções

O BRAIN, como é carinhosamente chamado, continua sendo o congresso que mais atrai profissionais de diferentes áreas interessados nas neurociências. Inclui em suas numerosas atividades as mais recentes descobertas científicas, englobando temas de interesse da neurologia, psiquiatria, psicologia, geriatria e outras áreas afins. Com sua característica inovadora, agora totalmente virtual, traz cientistas, escritores e artistas, tocando temas relacionados com as neurociências da vida cotidiana.


   quero participar >>   


faça parte de nosso grupo no Telegram
O MELHOR DO BRAIN Novos modelos e experiências para compreender o cérebro, os comportamentos e as emoções.

 

PALESTRANTES CONFIRMADOS
ADALBERTO STUDART NETO
Médico-assistente da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Membro do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento (GNCC). Coordenador do Ambulatório de Neurologia Geral. Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia.
ALVARO PENTAGNA
Coordenador do Ambulatório de Sono do Departamento de Neurologia do HCFMUSP e do Serviço de Neurologia Clínica dos Hospitais Vila Nova Star e São Luiz Unidade Itaim.
ANA CLAUDIA ARANTES
medica, formada pela FMUSP, residencia em geriatria e Georntologia, Formação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. Pós Graduação em Intervenções em Luto pelo Isntituto 4 Estações. Sócia Fundadora da Associação Casa do Cuidar. Coordenadora de ensino da Pós Graduação Multiprofissional em Cuidados Paliativos da Casa do Cuidar. CEO em A Casa Humana - Cuidados de Suporte Domiciliar em Cuidados Paliativos e Reabilitação
ANALUIZA CAMOZZATO
MEDICA PSIQUIATRA UFRGS, PROFESSORA ASSOCIADA DE PSIQUIATRIA DA UFCSPA,SUPERVISORA DO PROGRAMA DE RESIDENCIA MEDICA EM PSIQUIATRIA DA UFCSPA, CHEFE DO SERVICO DE PSIQUIATRIA DA ISCMPA
ANDRE RUSSOWSKY BRUNONI
Professor Associado FMUSP. Médico Psiquiatra e Doutor em Neurociências pela USP. Livre-Docente pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Diretor do Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação do Instituto e Psiquiatria da USP. Atualmente é Professor Visitante da Ludwig-Maximilians-Universität de Munique, com uma bolsa para pesquisador experiente da CAPES / Humboldt. Suas linhas de pesquisa são: neuromodulação não-invasiva, interface entre clínica médica e psiquiatria, ensaios clínicos e biomarcadores em neuropsiquiatria. Recebeu verbas de pesquisa da FAPESP (Jovens Pesquisadores), CNPq e NARSAD. Em novembro de 2017, tinha 173 artigos publicados, 3970 citações e índice-H de 30 (Scopus).
ANDREA JACKOWSKI
Mestrado em Neurociências e Doutorado em Ciências Médicas pela UFRGS. Pós Doutorado em Neuroimagem pela Yale University. Professora Associada do Departamento de Psiquiatria e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP.
ANDREA SILVEIRA DE SOUZA
Medicina UFRJ; Residência Médica em Radiologia/Diagnóstico por Imagem na EPM/UNIFESP; Doutorado em Ciências na Faculdade de Medicina USP; Radiologista/Pesquisadora Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino - Memory Clinic/CNA; Radiologista nos grupos RICHET e FLEURY (LABS A+); Docência na UFRJ e UNIRIO.
ANDRES KANNER
Professor of Clinical Neurology Director, Comprehensive Epilepsy Center Chief, Division of Epilepsy Department of Neurology University of Miami, Miller School of Medicine
ANDREW J. LEES
Professor Andrew Lees, Professor of Neurology at the National Hospital for Neurology and Neurosurgery, Queen Square, London, University College London, and visiting Professor at the University of Liverpool. Has received international recognition for his work on Parkinson’s disease and abnormal movement disorders. He is named as the most cited researcher in Parkinson’s Disease research. Author of ‘Mentored by a Madman: The William Burroughs Experiment and recently published Brazil that never was.
ANDRÉ PALMINI
Chefe do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS, Diretor Científico do Programa de Cirurgia da Epilepsia do Hospital São Lucas da PUCRS e Professor Adjunto de Medicina Interna, Divisão de Neurologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), residência médica em Neurologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1987), Clinical and Research Fellowship em Epileptologia e Neurofisilogia Clínica pelo Montreal Neurological Institute, McGill, University (1991), doutorado em Neurologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado em Neuroimagem funcional e epilepsia pela Katholieke Universiteit Leuven, em Leuven na Bélgica e em Epileptologia Clínica pelo University College London.
ANGELO BRANDELLI COSTA
Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenador do Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais. Atualmente é pesquisador associado do Programa de Identidade de Gênero do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Atuou como consultor de diversas agências das Nações Unidas nos temas de saúde da população LGBT. Já recebeu diversos reconhecimentos nacionais e internacionais pelo trabalho desenvolvido, sendo o primeiro pesquisador latino-americano a receber o Rising Star da Association of Psychological Science (APS). Desenvolve pesquisas nas áreas de psicologia social e da saúde, com ênfase em preconceito e atitudes sociais, sexualidade, gênero e HIV/Aids.
ANTONIO PEREGRINO
Médico-Psiquiatra Mestre em Neuro-Psiquiatria, Doutor em Medicina Tropical (Imunologia) Professor Adjunto de Psiquiatria e Psicologia Médica na Universidade de Pernambuco Coordenador do Ambulatório de Psiquiatria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz - PE Preceptor da Residência Médica em Psiquiatria na Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco Membro Titular da Academia Pernambucana de Medicina
ARY GADELHA DE ALENCAR ARARIPE NETO
Professor Adjunto e VIce-Chefe do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do Programa de Esquizofrenia da UNIFESP (PROESQ/UNIFESP). Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas (LINC/UNIFESP) e do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento (INPD).
BASTIAAN BLOEM
Professor Bas Bloem is a consultant neurologist at the Department of Neurology, Radboud University Nijmegen Medical Centre, the Netherlands. In September 2008, Professor Bloem was appointed as Professor of Neurology, with movement disorders as special area of interest. He has published over 550 publications, including over 400 peer‐reviewed international papers.
CARLOS HENRIQUE FERREIRA CAMARGO
Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia. Presidente da Sociedade Brasileira de Investigação Neurológica. Mestre e Doutor em Medicina Interna (Neurologia) pela UFPR. Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna na UFPR.
CARMITA ABDO
Livre-Docente e Professora Associada do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fundadora e Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP). Membro da International Society of Sexual Medicine (ISSM). Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
CÉSAR VICTORA
Cesar Victora é Professor Emérito de Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas, onde coordena o Centro Internacional de Equidade em Saúde. Ocupa também cargos honorários nas Universidades de Harvard, Oxford e Johns Hopkins. Desde a década de 1970, tem atuado nas áreas de saúde materno-infantil, coortes de nascimento, desigualdades em saúde e avaliação de impacto de programas de larga escala. O Prof. Victora é membro da Academia Brasileira de Ciências (2006) e da The World Academy of Sciences (2018), havendo recebido o Prêmio Gairdner de Saúde Global em 2017, no Canadá.
CHRISTIAN HAAG KRISTENSEN
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com estágio no exterior na University of Arizona (USA). É Especialista em Neuropsicologia (CRP/07) e possui formação em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute for Cognitive Therapy and Research (USA). Atualmente é Professor Titular no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Diretor de Pós-Graduação da PUCRS, Coordenador do Grupo de Pesquisa Cognição, Emoção e Comportamento e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE-PUCRS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 1C.
CLARISSA YASUDA
Prof. assistente de Neurologia da UNICAMP. Mestrado e doutorado em Neurociências pela UNICAMP. Pós-doutorado com ênfase em Neuroimagem em Epilepsia realizado na University College of London, University of Nottingham e Universidade de Alberta (Canada).
CLAUDIA KIMIE SUEMOTO
Médica geriatra e docente da Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Banco de Encéfalos Humanos do Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral da FMUSP. Doutorado pela FMUSP e mestrado em Epidemiologia pela Universidade de Harvard.
CRISTIANO NOTO
Possui Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado concluídos pelo programa de Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP. É fundador e coordenador do Grupo de Atenção às Psicoses Iniciais (GAPi) e membro do Comitê Gestor do Programa de Esquizofrenia (PROESQ) do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. É Orientador permanente do Programa de Pós Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP.
DALVA LUCIA POYARES
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo e Livre Docência pela Universidade Federal de São Paulo. Possui pós-doutorado na Universidade de Stanford, EUA e título de especialista pela Sociedade Americana de Medicina do Sono, EUA.
DANIEL MARTINS DE BARROS
Professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, doutor em Ciências e bacharel em Filosofia,ambos pela USP.
DANIELA PERANI
Daniela Perani, MD, is a Neurologist and Radiologist and Full Professor of Neuroscience at Università Vita-Salute San Raffaele. She the director of the School of Specialization in Neuropsychology in the same university and Chief Coordinator of Nuclear Medicine Neurology, in the Nuclear Medicine Unit, at IRCCS Ospedale San Raffaele. She Head of Unit in the Division of Neuroscience of IRCCS Ospedale San Raffaele and Coordinator of several National and International Research Projects in Neurology and Neuroscience. Her researches deal with in vivo neuroimaging studies of neurological disease, in particular neurodegenerative dementias, and with cognitive neuroscience.
DIEGO DOS SANTOS ALANO
Mini Currículo • Psicólogo pela universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS • Formação em DBT pelo BTech/Linehan Institute • Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental - InTCC • Mentor e Trainer in training do treinamento Intensivo em DBT, no Brasil.
DRAITON GONZAGA DE SOUZA
Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza é Doutor em Filosofia (Universidade de Kassel, Alemanha) e em Direito (UFRGS); é Mestre em Filosofia (PUCRS) e em Direito (UFRGS); é Bacharel em Filosofia e em Direito. Atualmente é Decano da Escola de Humanidades da PUCRS, advogado e tradutor juramentado da língua alemã. Realizou quatro estágios de pós-doutorado na Alemanha (Bochum e Tübingen).
ELEN BEATRIZ PINTO
Doutora em Ciências da Saúde e Mestre em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Professora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública na graduação e orientadora nos programas de mestrado e doutorado. Desenvolve pesquisas na área de neurologia, com ênfase no impacto do acidente vascular cerebral na capacidade funcional , na qualidade de vida, bem como a neuroreabilitação
ELIANE CORREA MIOTTO
Livre-Docente pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). PhD em Clinical Neuropsychology pela University of London-UK. Pós-Doutorado em Neuropsicologia e Neuroimagem pelo Departamento de Neurologia da FMUSP. Orientadora plena da Pós-Graduação do Departamento de Neurologia do Hospital das Clinicas - FMUSP na área de neuropsicologia, reabilitação neuropsicológica e neuroimagem. Embaixadora da World Federation for NeuroRehabilitation (WFNR) na América do Sul. Diretora Científica do SIG-BRA (Special Interest Group – Brasil) da WFNR. Docente de cursos de pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia e Reabilitação Neuropsicológica. Coordenadora da disciplina MNE5760 - Neuropsicologia: métodos de investigação e reabilitação da Pós-Graduação do Departamento de Neurologia da FMUSP. Especialista em Neuropsicologia pelo CRP e em Neuropsicologia e Reabilitação Neuropsicológica pela British Psychological Society. Possui experiência profissional clínica e acadêmica em instituições nacionais e internacionais atuando nas seguintes áreas: avaliação, reabilitação e treino cognitivo em adultos e idosos com comprometimento cognitivo leve, doença de Alzheimer, acidentes vasculares cerebrais, encefalites, traumatismos cranianos, tumores cerebrais, e em crianças/adolescentes com transtornos específicos de aprendizagem, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
ELISEU PAGLIOLI NETO
Professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital São Lucas Pucrs. Cirurgião do Programa de Cirurgia da Epilepsia de Porto Alegre desde 1992.
ELIZABETH SHEPHARD
A Dra Elizabeth Shephard possui graduação em Psicologia e mestrado em Neurociência Cognitiva Social pela Universidade de Aberdeen (Escócia) e doutorado em Psiquiatria pela Universidade de Nottingham (Inglaterra). Ela trabalhou como pesquisadora de pós-doutorado no Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience (IoPPN), King‘s College London (Inglaterra) por cinco anos antes de vir ao Brasil como professora visitante na Universidade de São Paulo em 2018. Atualmente ela é pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo e pesquisadora de pós-doutorado afiliada no King‘s College London. Sua pesquisa se concentra no uso da eletroencefalograma e outras técnicas da neurociência para entender os mecanismos neurais envolvidos em transtornos psiquiátricos e as vias neurodesenvolvimentais que levam a diferentes transtornos mentais.
EUGÊNIO HORÁCIO GREVET
Professor do Departamento de Psiquiatria, Faculdade de Medicina, UFRGS Professor Permanente da Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS Coordenador do Ambulatório de TDAH em adultos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
EURÍPEDES CONSTANTINO MIGUEL
Atualmente é Professor Titular, Chefe da Disciplina de Psiquiatria de Infância e Adolescência e Chefe Suplente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). No período de 2010 a 2014 foi chefe deste departamento. Fez sua formação na Faculdade de Medicina da USP desde a graduação. Coordenou o Grupo de Interconsultas por 10 anos (até 1992). Simultaneamente, concluiu seu doutorado, estudando as manifestações psiquiátricas em uma doença sistêmica, o Lúpus Eritematoso Sistêmico. Fez pós-doutorado no Massachusetts General Hospital da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard (MGH), onde também aprimorou a formação em pesquisa na Clínica de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (1992-94). Em 1994, fundou o Programa Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo (PROTOC), que coordenou até 2009 e, do qual ainda é membro. Em 2009, tornou-se Professor Titular na área de Psiquiatria da Infância e Adolescência, e desde 2008 coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes (INPD) (www.inpd.org.br), Atualmente, é membro do Conselho Consultivo do Núcleo de Ciências pela Infância (www.ncpi.org.br/). Ao longo da carreira estabeleceu parcerias produtivas com os centros universitários importantes do mundo, como a Universidades de Harvard, Yale e Duke. Como fruto destas parcerias, tornou-se Consultor em Pesquisa do MGH da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, Professor Associado Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Yale e Professor Associado Adjunto da Universidade Duke. Até fevereiro de 2016, seus artigos foram citados mais de 6600 vezes, conferindo um índice h de 43, segundo o Google Citation Report (cerca de 7000 mil citações, 250 publicações e índice h de 45, no Instituto of Scientific Information - ISI). (Texto informado pelo autor)
FABIO GOMES DE MATOS E SOUZA
Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1979), Mestrado em Medicina - Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1987) e Doutorado/PhD em Psiquiatria pela Universidade de Edimburgo (1992). Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Preceptor e Professor da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio, Membro do Corpo Editorial da Revista da Associação Brasileira de Psiquiatria, Membro do Corpo Editorial do Jornal Brasileiro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Membro do Corpo Editorial da Revista de Psiquiatria Clínica da Universidade de São Paulo. Membro da Comissão de Prevenção do Suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Coordenador do PRAVIDA (Programa de Apoio à Vida - programa de extensão da UFC voltado para prevenção do suicídio), CETRATA (Centro de Tratamento de Transtornos Alimentares e Obesidade), CNE (Cetrata nas escolas) e ArtES (Artes em Esquizofrenia). Fundador dos programas PROAPP (Programa de Apoio ao Paciente Psicótico), PROADERE (Programa de Apoio ao Deprimido Refratário) e GETA (Grupo de Estudos em Transtornos Afetivos). Autor de livros sobre as temáticas de transtorno bipolar e prevenção do suicídio. Autor de artigos científicos nas áreas de prevenção do suicídio e transtorno bipolar. Presidente do Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará (NUPEC) 2020-2023.
FACUNDO MANES
Facundo Manes é Pesquisador do Conselho de Pesquisa Científica e Técnica Nacional (CONICET), Argentina. Presidente da Fundação INECO de Pesquisa em Neurociências (Argentina). Reitor da Universidade Favaloro (Argentina), Professor de Neurologia e Neurociência Cognitiva da Universidade Favaloro (Argentina). Professor de Psicologia Experimental da University of South Carolina (EUA). Consultor em neuroimagem e neuropsicologia da Unidade de Cognição e Ciências do Cérebro do Conselho de Pesquisa Médica, em Cambridge, no Reino Unido. Pesquisador-Parceiro do Centro de Excelência em Cognição e seus Transtornos do Conselho Australiano de Pesquisa (ARC). Diretor do Núcleo de Neurociências da Universidade Diego Portales-Fundação INECO, do Chile. Presidente do Grupo de Pesquisa em Afasia, Demência e Transtornos Cognitivos da Federação Mundial de Neurologia.
FELIPE KENJI SUDO
Médico Psiquiatra. Mestre e Doutor em Psiquiatria pelo IPUB/UFRJ. Professor da Pós-graduação em ciências médicas do Instituto D‘Or de Pesquisa e Ensino. Especialista em Psiquiatria e Psicogeriatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria.
FERNANDA VALLE KRIEGER
Possui Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), Residência Médica em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui mestrado pelo Pós Graduação em Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É aluna de doutorado em Psiquiatria na Universidade de São Paulo. Realizou, no ano de 2012, doutorado sanduíche no Institute of Psychiatry-King‘s College London em Trantorno de Oposição e Desafio. Tem focado seu trabalho no estudo das trajetórias psicopatológicas de crianças e adolescentes com sintomas disruptivos, especialmente irritabilidade.
FERNANDO CENDES
Professor Titular e chefe do Departamento de Neurologia da UNICAMP. Tem especialização e pós-doutorado em neurofisiologia clínica e epilepsia no Montreal Neurological Institute and Hospital, Canadá, e doutorado em neurociência na Universidade McGill (1991-1997). Foi presidente da Liga Brasileira de Epilepsia (2006-2008), secretário da Subcomissão de Neuroimagem da Liga Internacional Contra a Epilepsia [ILAE] (2005-2009) e Chair da Diagnostic Commission da ILAE (2009-2013). Publicou mais de 400 artigos completos em periódicos especializados. Orientou 42 doutorados, 25 mestrados e 20 pós-doutorados. É editor associado da Epilepsia e membro de corpo editorial de vários jornais científicos internacionais. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Brasileira de Neurologia, da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica e da Sociedade Brasileira de Neuroradiologia Diagnóstica e Terapêutica. É membro associado da American Academy of Neurology e da American Epilepsy Society. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A.
FLORINDO STELLA
Pesquisador do Laboratório de Neurociências (LIM-27) e Professor Visitante, Departamento e Instituto de Psiquiatria, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e médico assistente da Fundação Faculdade de Medicina - USP-SP. Professor Livre Docente - UNESP - Universidade Estadual Paulista. Foco de Pesquisa: Neuropsiquiatria Geriátrica das demências neurodegenerativas e demências associadas a outras condições clínicas.
GABRIEL NATAN PIRES
Biomédico pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA - 2009). Mestrado (2012) e Doutorado (2015) em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor de Fisiologia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e Pesquisador no Instituto do Sono.
GERARDO DE ARAÚJO FILHO
Médico Psiquiatra Mestre e Doutor em Neurociências pela UNIFESP Pós-doutor em Psiquiatria pela UNIFESP Docente e chefe do departamento de ciências neurológicas, psiquiatria e psicologia médica da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)
GIOVANNI ABRAHÃO SALUM JR
Médico, graduado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Ciências Médicas: Psiquiatria pela mesma universidade, com período sanduíche no National Institute of Mental Health (NIMH/EUA), Emotion and Development Branch. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Psiquiatria da UFRGS, durante o pós-doutorado. É membro do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para a Infância e Adolescência (INPD) e participa das atividades do Programa de Atendimento dos Transtornos de Ansiedade (PROTAN), do Programa de Transtornos de Ansiedade na Infância e Adolescência (PROTAIA) e do Programa de Deficit de Atenção/Hiperatividade (PRODAH) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É editor associado da revista Trends in Psychiatry and Psychotherapy. As linhas de pesquisa em que está envolvido são: transtornos de ansiedade (pediátrico e adulto), transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e abordagens transdiagnósticas para transtornos emocionais e comportamentais usando métodos de genética e neuroimagem.
GISLAINE BARONI
Médica psiquiatra pela UFRGS/ABP. Mestre e Doutoranda em Medicina e Ciências da Saúde -Neurociências - PUC-RS.
GUILHERME POLANCZYK
Psiquiatra de crianças e adolescentes, Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental da USP, o Programa de Diagnóstico e Intervenções Precoces e a Unidade de Internação do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da USP. Formou-se em Medicina pela UFRGS, realizou residências em Psiquiatra e em Psiquiatra da Infância e Adolescência no HCPA-UFRGS. É Mestre e Doutor em Psiquiatria pela UFRGS, Pós-Doutor pelo Instituto de Psiquiatria de Londres (Inglaterra) e pela Duke University (EUA) e Livre-Docente em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela USP.
GUSTAVO SANTIAGO BARBOSA BRAVO
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Univ Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Residência em Psiquiatria e Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB/UFRJ) Pesquisador da Memory Clinic - Instituto D'or de Ensino e Pesquisa (IDOR, RJ)
HENRIQUE BALLALAI FERRAZ
Professor Livre Docente de Neurologia da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP Presidente da Seção Panamericana da Sociedade Internacional de doença de Parkinson e Transtornos do Movimento (MDS) no período de 2017-2019 Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia
HERMANO TAVARES
Hermano Tavares Psiquiatra. Livre-docente pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professor Colaborador Médico do Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (AMITI) do Instituto de psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade Medicina da Universidade de São Paulo (Ipq-HC-FMUSP). Coordenador do ambulatório de Jogo Patológico (AMJO) do Ipq-HC-FMUSP. Presidente da Anjoti – Associação Nacional do Jogo Patológico e outros Transtornos do Impulso
HUGO COGO MOREIRA
Docente permanente da Pós-graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP/Escola Paulista de Medicina desde 2014 tendo como linha de pesquisa a bioestatística aplicada. Foi agraciado com o prêmio CAPES de Tese pela Medicina II em 2012. Faz uso de métodos estatísticos aplicados a validação e criação de escalas, estimação de efeitos de intervenções advindos de ensaios clínicos randomizados (principalmente em estrutura multinível) e estimações de trajetória e efeitos causais no contexto de estudos de coorte. De março de 2018 até fevereiro de 2020 atuou como pesquisador sênior (bolsa CAPES/Fundação Alexander Humboldt), trabalhando na divisão de métodos e avaliação na Freie Universität Berlin.
IGOR DA ROSA FINGER
Doutor em Psicologia (PUCRS/2017), Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS/2008), Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech/2016), mentor do Treinamento Intensivo em DBT do curso de 2017 (Behavioral Tech/2017) Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (FADERGS/INFAPA/2010) e em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência (FADERGS/InTCC/2014). Graduação em Psicologia (PUCRS/2006). Instrutor de Treinamento de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT) e sócio-diretor da Vincular.
IRISMAR REIS DE OLIVEIRA
Possui graduação (1978), doutorado (1995) e livre-docência (1999) em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Formação em Psiquiatria pela Université René Descartes, em Paris (1988), e em terapia cognitiva pelo Beck Institute, na Filadélfia (1998). Atuou como Professor Titular de Psiquiatria do Departamento de Neurocências e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia do qual se aposentou em agosto de 2009. Tem experiência em Psiquiatria Clínica e Psicoterapia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: esquizofrenia, depressão, transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e transtornos de ansiedade (com ênfase nos transtornos obsessivo-compulsivo, de pânico e fobia social). As principais intervenções terapêuticas que utiliza são psicofarmacologia e psicoterapia cognitiva. Quanto a esta última, desenvolveu seu próprio modelo que denominou Terapia Cognitiva Processual (TCP), cujas informações podem ser encontradas em http://www.trial-basedcognitivetherapy.com). Researcher ID: B-4172-2009 (http://www.researcherid.com/rid/B-4172-2009).
IVES CAVALCANTE PASSOS
Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS. Pós-doutor pela University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth), EUA. Ocupa os postos de Young Physician Leader pela The Interacademy Medical Panel (Rede Global de Academias de Medicina); Jovem Líder Médico pela Academia Nacional de Medicina e Novo talento pela Academia Rio-Grandense de Medicina. Supervisor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Tesoureiro da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB). Coordenador do grupo Alliance (Artificial Intelligence in Neuroscience)
JADERSON COSTA DA COSTA
Diretor do Instituto do Cérebro do RS, Professor titular de neurologia da Escola de Medicina e Vice-Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia, neurodesenvolvimento e terapia celular em doenças neurodegenerativas.
JAIR MARI
Jair Mari possui graduação em Medicina pela Fundação Universitária do ABC (1977) e doutorado em Epidemiologia Psiquiátrica pela Universidade de Londres (1986). Defendeu a Livre Docência no Departamento de Psiquiatria da Unifesp em 1995. Em 1996, foi aprovado em concurso público para Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: esquizofrenia, epidemiologia psiquiátrica, violência, cienciometria, avaliação de serviços de saúde mental, transtornos psiquiátricos na atenção primária e revisão sistemática. É o atual chefe do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. É Professor Honorário do Instituto de Psiquiatria do King´s College, Londres.
JOAO SENGER
Prof. colaborador Curso pós Graduação em Gerontologia/UCS Pesquisador do Instituo Moriguchi - Centro de Estudos do Envelhecimento Mestre em Saúde Coletiva Pós Graduação em Geriatria Presidente da SBGG/RS
JOÃO CARLOS BARBOSA MACHADO
Professor e Coordenador do Internato de Saúde do Idoso da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Coordenador do Serviço de Medicina Geriátrica da Rede Mater Dei de Saúde e Diretor do Aurus IEPE Instituto de Ensino e Pesquisa do Envelhecimento de Belo Horizonte
JOCIANE DE CARVALHO MYSKIW
Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2001), Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde (Neurociências) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) e Pós-Doutorado (PNPD) pela PUCRS (2012). Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Medicina da PUCRS, Pesquisadora do Centro de Memória, Instituto do Cérebro do RS e do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Pesquisadora do Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT). Trabalha na área da Neurociências, tendo como tema principal o estudo dos mecanismos bioquímicos e farmacológicos envolvidos na formação, reconsolidação e extinção de memórias.
JORGE MOLL
É fundador e coordenador da Unidade de Neurociência Cognitiva e Comportamental e co-fundador / presidente do Instituto D‘Or de Pesquisa e Ensino, uma associação sem fins lucrativos parcialmente mantida pela Rede D‘Or de Hospitais, Rio de Janeiro, Brasil. Sua pesquisa focaliza as áreas de: bases neurais do comportamento e cognição moral, neurociência & psicologia social, emoções morais e comportamento anti-social, através de estudos clínicos em pacientes com distúrbios neuropsiquiátricos e experimentos de ressonância magnética funcional.
JOSE ALBERTO DEL PORTO
Possui graduação pela Universidade Federal de São Paulo, especialização pela Universidade Federal de São Paulo, mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo, doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutorado pela University of Illinois at Chicago. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP-EPM e é Fundador do PRODAF - Programa de Estudos e Pesquisas sobre Doenças Afetivas (Depressões e Transtorno Bipolar)
JOSE EDUARDO FOGOLIN PASSOS
1) Médico formado Universidade de São Paulo; 2) Cursou: a) Especialização em “Gestão de Saúde”; b) MBA em Gestão Pública e Políticas Governamentais na Escola Paulista de Direito;c) Mestrado em Organizações de Serviços de Saúde na USP Ribeirão Preto/SP; 3) Foi Secretário Municipal de Saúde de Bauru/SP (2017-2020); 4) Foi Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de SP (CosemsSP); 5) Foi Diretor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) 6) Foi Diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde – 2015; 7)Foi Coordenador da Coordenação Geral de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde – 2011/2015; 8) Participou pelo Ministério da Saúde das ações de cuidado continuado às vítimas do incêndio da Boate Kiss ocorrido em 2013; 9) Atuou como Médico nas ações Humanitárias às Vítimas de Terremoto no Haiti em janeiro de 2010, pelo Ministério da Saúde do Brasil. 10)Foi Gestor do Ministério da Saúde responsável por implantar a Linha de Cuidado ao AVC como Política Pública no SUS
JUDITH BECK
Judith S. Beck, PhD, is President of the non-profit Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy. She is also Clinical Professor at the University of Pennsylvania. She has written over 100 articles and chapters as well as books for professionals and consumers. Cognitive Behavior Therapy: Basics and Beyond has been published in over 20 countries and its third edition (2020) includes a recovery orientation. She has developed online courses to train therapists in CBT in 130 countries.
KETTE DUALIBI RAMOS VALENTE
Professora Livre-Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
LETICIA DE OLIVEIRA
Neurocientista, Professora Titular da Universidade Federal Fluminense -UFF/RJ e Pesquisadora Sênior do University College London (Inglaterra), “Cientista do Nosso Estado” pela FAPERJ, Bolsista de produtividade do CNPq. Mãe de uma menina de 15 anos. Estuda a interação da atenção e emoção com neuroimagem no cérebro humano, aplicando inteligência artificial na predição de transtornos psiquiátricos. Letícia é coordenadora de um Grupo de Trabalho da UFF chamado “Mulheres na Ciência” e é membro do movimento Parent in Science.
LINDA CLARE
Professor of Clinical Psychology of Ageing and Dementia and PenARC Dementia Theme Lead. Professor Linda directs the Centre for Research in Ageing and Cognitive Health (REACH), which is a joint venture between the University of Exeter‘s Medical School and Department of Psychology, and PenARC. Linda is also the Theme Lead for the PenARC Dementia theme. Her research aims to improve the lives of older people and people who are living with dementia or other age-related neurodegenerative conditions by promoting well-being, preventing or reducing age-related disability, and improving rehabilitation and care.
LUCAS PORCELLO SCHILLING
Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Residência Médica em Neurologia no Hospital São Lucas da PUCRS, Fellowship em Neurologia Cognitiva no McGill Centre for Studies in Aging em Montreal/Canadá e Doutorado em Neurociências no Programa de Pós Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS com período sanduíche na McGill University. É membro do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS, coordenador do Programa de Neurologia Cognitiva e preceptor da Residência Médica no mesmo hospital e atua como pesquisador no Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul.
LUIS AUGUSTO PAIM ROHDE
Professor Titular de Psiquiatria – UFRGS; Professor da Pós-Graduação em Psiquiatria – USP. Coordenador-Geral do Programa de TDAH do HCPA. Participou do grupo de trabalho sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtornos Disruptivos do Comportamento da DSM-5, Associação Americana de Psiquiatria. Presidente da World Federation of ADHD. Vice-Presidente da International Association of Child and Adolescent Psychiatry and Allied Disciplines (IACAPAP). Vice-coordenador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para a Infância e Adolescência. Pesquisador nível 1A CNPq. Co-editor da European Child and Adolescent Psychiatry, editor emérito da Revista Brasileira de Psiquiatria, editor Associado da Attention Deficit and Hyperactivity Disorders e editor internacional do Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry.
LUIZ HENRIQUE JUNQUEIRA DIECKMANN
-Graduação médica, residência e mestrado acadêmico pela UNIFESP - EPM -Doutorado em Andamento pela UNIFESP-EPM International Member da American Psychiatric Association (APA) desde 2012 e International fellow desde 2017,eleito pelo Board of Trustees ; -Fundador e CEO do BIPP - Brazilian Institute of Psychopharmacology and Pharmacogenetics -Autor do Livro - Farmacogenética na Psiquiatria - Entendendo os princípios e a Aplicabilidade clínica
MAGDA LAHORGUE NUNES
Graduada em Medicina em 1982 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Fez Residência Médica em Pediatria (1983-1985) e Neurologia (1986-1987) no Hospital São Lucas da PUCRS. Concluiu o doutorado em Neurociências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1994. Realizou Pós Doutorado em Neurociências no Albert Einstein College of Medicine New York (USA) em 1998. É Professora da Faculdade de Medicina da PUCRS desde 1991 e Vice Diretora do InsCer (Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul) desde 2014. È membro do staff do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS desde 1990 onde atua nas áreas de Neurologia Infantil e Neurofisiologia Clínica-Medicina do Sono e Pesquisadora do INSCER. Coordenou o Programa de Pós Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS de dezembro de 2004 a março de 2014. È membro titular/efetivo de diversas sociedades médicas nacionais (Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP, Academia Brasileira de Neurologia- ABN, Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica- SBNC, Liga Brasileira de Epilepsia - LBE e Sociedade Brasileira do Sono- SBS), tendo ocupado a Presidência da LBE no biênio 2004-2006 e a coordenação do Departamento de Neurologia da SBP nos biênios 1996-1997 e 2001-2003. Atualmente é membro da Task Force on Neonatal Seizures Classification da International League against Epilepsy (ILAE). Ex- diretora para a América Latina da International Pediatric Sleep Association (IPSA). È membro do Conselho Editorial do Jornal de Pediatria. Ex- editora executiva do Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology e ex-membro do Conselho Editorial da Clinical Neurophysiology (Elsevier). Tem título de especialista em Pediatria (SBP-AMB) e Neurologia (ABN-AMB) com áreas de atuação em Neurologia Infantil e Medicina do Sono.
MAISA CARLA KAIRALLA
Maisa Kairalla Mestre pela Unifesp Coordenadora do ambulatório de Transição de Cuidados do Serviço de Geriatria e Gerontologia da UNIFESP
MARCIO BALTHAZAR
Professor do Departamento de Neurologia da FCM UNICAMP Doutorado e Pós-doutorado em Neurologia Cognitiva e Neuroimagem - FCM UNICAMP Coordenador do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia 2016-2018
MARIA CONCEIÇÃO DO ROSARIO
Possui mestrado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em ciências pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado em pesquisa em psiquiatria da infância e adolescência pela Universidade de Yale. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e professora adjunta do Child Study Center da Universidade de Yale. Coordenadora da Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA), do Curso de Especialização em Saúde Mental da Infância e Adolescência (CESMIA) e do Programa de Atenção a Primeira Infância (PAPI). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria da Infância e adolescência, com atuação principal nos seguintes temas: transtorno obsessivo compulsivo, transtornos de tiques, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e desenvolvimento na primeira infância.
MARIA RAQUEL SANTOS
Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981), Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e doutorado em Biologia Humana - Ludwig-Maximilian Universität München (2003). Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica e Genética Animal, com ênfase na investigação das bases moleculares das características complexas. Orientadora plena do Pós-Graduação em Genética da UFMG, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Presidente da regional mineira da Sociedade Brasileira de Genética (2012-2014). Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2, do CNPq.
MARIANA ALVES LARA
Professora Adjunta de Direito Civil da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do corpo permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Mestre e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.
MARINO MUXFELDT BIANCHIN
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Fez residência médica em neurologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1992-1996) e possui o título de Especialista em Neurologia e em Neurofisiologia Clínica pela Academia Brasileira de Neurologia e Associação Médica Brasileira. Tem doutorado em Ciências Biológicas (Bioquimica) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), com doutorado sanduiche em neurociências - University Of California Irvine (1998). Possui pós-doutorado pela USP de Ribeirão Preto 2003-2005. Desde 2006 é professor do Departamento de Medicina Interna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e médico do Serviço de Neurologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É membro da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2006 e desde 2016, coordenador do programa. É consultor ad-hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, FAPERGS, FUNCAP, Ministério da Saúde e SciELO. Tem avaliado projetos de pesquisa, artigos outras publicações para instituições e periódicos científicos do país e exterior. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Interna, Neurologia e Epilepsia. De acordo com ISI Web of Science (Thomson Reuters), sua produção científica já recebeu mais de 2200 citações de publicações especializadas e seu índice H (Hirsch index) é de 25.
MARIO EDUARDO COSTA PEREIRA
Médico Psiquiatra, psicanalista. Professor titular de Psicopatologia Clínica / Aix-Marseille Université Livre-Docente em Psicopatologia / Dpto de Psiquiatria da FCM-UNICAMP Diretor do Laboratório de Psicopatologia: Sujeito e Singularidade  (LaPSuS - UNICAMP) Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria / FCM-UNICAMP
MARIO FRANCISCO JURUENA
Mario Juruena é formado em Medicina pela PUC-RS. Realizou mestrado no Depto. de Psicobiologia da UNIFESP/EPM, concluiu 2o mestrado em Affective Neuroscience, na Universiteit Maastricht-Holanda. Completou treinamento pelo Beck Institute for Cognitive Therapy and Research, sendo especialista pela FBTC. Juruena concluiu seu PhD na Universidade de Londres e Pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria do Kings College London (KCL) e na Universidade de São Paulo (USP). Foi professor da PUC-RS, UFCSPA e USP onde coordenou o Programa Estresse, Trauma e Doenças Afetivas (EsTraDA), com Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atualmente é Professor de Psiquiatria no Institute of Psychiatry, Psychology and Neuroscience KCL onde coordena o Research Project do MSc in Affective Disorders & o Maudsley Advanced Treatment Service no South London and Maudsley NHS Foundation Trust; e Adjunct Associate Professor the McGovern Medical School/ University of Texas Science Center in Houston, USA. Juruena foi premiado pela British Association for Psychopharmacology com o ‘The Senior Clinical Psychopharmacology Award‘ e também recebeu o Robert W. Kerwin Prize do Royal College of Psychiatrists pelo melhor artigo publicado no British Journal of Psychiatry. Mais recentemente, foi agraciado com o Research Fellow da Royal Society & Academy of Medical Sciences Britannica.
MARISTELA SCHAUFELBERGER SPANGHERO
Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1998, completou a Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPQ - HCFMUSP) em 2001 e o Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP em 2008. Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina da USP (campus Ribeirão Preto - FMRP-USP) - bolsista CAPES (2008 a 2011). Foi Professora Doutora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e orientadora de Mestrado/Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP-USP de 2011 a 2016. Foi professora da Faculdade de Medicina São Leopoldo MANDIC em Campinas, de 2017 a 2018. Foi integrante do NAPNA - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Neurociência Aplicada (Programa de Incentivo à Pesquisa da Pró-Reitoria da USP) e Coordenadora do Ambulatório de Psiquiatria de adultos do Hospital das Clínicas da FMRP-USP e da unidade ambulatorial de Tabagismo. Recebeu prêmio de melhor trabalho de Doutorado por dois anos consecutivos pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP e o prêmio Young Minds in Psychiatry (Schizophrenia - International) da American Psychiatry Association e AstraZeneca e mais três prêmios internacionais em eventos científicos (Young Scientist Awards; Travel Award) por seus trabalhos em Neuroimagem em Transtornos Psicóticos. É membro da American Psychiatry Association (APA) desde 2007. Atualmente é Médica Assistente no Instituto de Psiquiatria (desde abril de 2016), pesquisadora do Laboratório de Neuroimagem em Psiquiatria (LIM 21,desde 2002) do HC-FMUSP, docente do Curso de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), docente do curso de Pós-Graduação em Psiquiatria do CENBRAP e atua e consultório particular. Experiência em ensino de Graduação desde 2002 e em ensino de Pós-Graduação desde 2009. Áreas de interesse: Tabagismo, Esquizofrenia; Neuroimagem em Psiquiatria; Transtornos de Ansiedade e de Humor.
MARK HALLETT
Dr. Hallett obtained his A.B. and M.D. at Harvard University, had his internship in Medicine at the Peter Bent Brigham Hospital and his Neurology training at Massachusetts General Hospital. He had fellowships in neurophysiology at the NIH and in the Department of Neurology, Institute of Psychiatry in London, where he worked with C. David Marsden. Before coming to NIH in 1984, Dr. Hallett was the Chief of the Clinical Neurophysiology Laboratory at the Brigham and Women‘s Hospital in Boston and progressed to Associate Professor of Neurology at Harvard Medical School. He is currently Chief of the Medical Neurology Branch and Chief of its Human Motor Control Section. He is now Past-President of the International Federation of Clinical Neurophysiology. He has been President of the International Parkinson and Movement Disorder Society and Vice-President of the American Academy of Neurology. He served as Editor in Chief of Clinical Neurophysiology. Among many awards, in 2012 he became an Honorary Member of the American Neurological Association, and in 2014 won the Lifetime Achievement Award of the American Association of Neuromuscular and Electrodiagnostic Medicine. In 2017 he received the degree of Doctor of Medicine Honoris Causa from the University of Hamburg, and in 2018 was made an Honorary Member of the European Academy of Neurology. His research activities focus on the physiology of human voluntary movement and its pathophysiology in disordered voluntary movement and involuntary movement.
MELANIE OGLIARI PEREIRA
Psiquiatra Formação em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute Membro fundador da Academy of Cognitive Therapy Membro do Comite de Credenciamento, Supervisora da ACT Faculty Member do Beck Institute
MICHEL HADDAD
Michel Haddad Médico Psiquiatra CRM-SP 145096 RQE 51131 Co-founder & CMO - Brazilian Institute of Psycopharmacology and Pharmacogenetics Pesquisador do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo Preceptor do programa de residência médica em psiquiatria do Hospital do Servidor Público Estadual (SP) Presidente do Grupo de Estudos Psiquiátricos do Hospital do Servidor Público Estadual (SP) - Federada Associação Brasileira de Psiquiatria
MONICA LEVY ANDERSEN
Professora Associada Livre-docente em Sono Chefe da Disciplina de Medicina e Biologia do Sono da UNIFESP Diretora do Instituto do Sono.
MÔNICA YASSUDA
Bacharel em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade da Flórida. Professora Titular no Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH USP. Ensina e pesquisa temas relacionados à Psicologia do Envelhecimento, como: cognição e envelhecimento, memória, meta-memória, treino cognitivo, demências, neuropsicologia do envelhecimento. Orientadora do Programa de Pós Graduação em Neurologia da Faculdade de Medicina da USP e do Programa de Pós Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
NAIMA GIL CORREIA DE ASSUNÇÃO
Doutora pelo Programa de Ciências Morfológicas - UFRJ Médica - Memory Clinic - Instituto D‘or de Ensino e Pesquisa -RJ Residência Médica em Psiquiatria - IPUB-UFRJ Pós Graduação em Geriatria e Gerontologia - Hospital Pró Cardiaco Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade - Associação Médica Brasileira
NORBERTO ANÍZIO FERREIRA FROTA
Especialização em neurologia Cognitiva e do comportamento pela Universidade de São Paulo. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto IV do Curso de Medicina da Unifor. Coordenador do Ambulatória de Neurologia Cognitiva e do Comportamento e da Residência Medica em Neurologia do Hospital Geral de Fortaleza
PAULA VILLELA NUNES
Médica Psiquiatra, doutorado pela USP, pesquisadora e orientadora de pós-graduação na USP. Áreas de interesse: transtornos de humor e biomarcadores, neurodegeneração, empatia e qualidade de vida em estudantes de medicina.
PAULO KNAPP
Psiquiatra. Mestre e Doutor em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formação em terapia cognitivo-comportamental pelo Beck Institute (Filadelfia). Membro Fundador e primeiro presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro da Comissão de Credenciamento da International Academy of Cognitive Therapy (ACT). Editor do livro TCC na Prática Psiquiátrica.
PAULO MATTOS
•• Médico Psiquiatra • Mestre e Doutor em Psiquiatria e Saúde Mental pela UFRJ; Pós-Doutor em Bioquímica pela UFRJ • Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). • Coordenador da Disciplina de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFRJ • Coordenador do GEDA – Grupo de Estudos do Déficit de Atenção do IPUB-UFRJ • Pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) no Rio de Janeiro – linhas atuais de pesquisa: TDAH, Demência, Depressão e Ansiedade. • Membro do Corpo Editorial das revistas Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Psiquiatria Clínica e Journal of Attention Disorders • Diretor Clínico do Centro de Neuropsicologia Aplicada – CNA IDOR • Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp)
PAULO RENATO CANINEU
Professor de Gerontologia da PUCSP; Professor Convidado e Voluntário do IPq do HCFMUSP LIM 27
PAULO RICARDO GAZZOLA ZEN
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas, residência médica em Pediatria e em Genética Médica, mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Patologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Professor associado da UFCSPA, orientador no PPG Patologia da UFCSPA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq.
PEDRO DO PRADO LIMA
Dr. Pedro é Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: psiquiatria, distúrbios neuropsiquiatricos, psicofarmacologia e psicobiologia.
PEDRO MARIO PAN NETO
Médico Psiquiatria, Mestre e Doutor em Psiquiatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) e pela pós-graduação Tripartite em psiquiatria UFRGS/UNIFESP/USP. Membro do Projeto Conexão - Instituto Nacional da Psiquiatria do Desenvolvimento (INPD), projeto colaborativo IPQ-USP/ EPM-UNIFESP/ UFRGS.
PEDRO SCHESTATSKY
Médico neurologista, prof. da Faculdade de Medicina da UFRGS, Fundador da NEMO e LIFELAB
PHILIP SHAW
Philip Shaw is an Earl Stadtman Senior Investigator at the Neurobehavioral Clinical Research Section of the National Human Genome Research Institute in Bethesda, United States. His main interest is in the genetic and environmental factors that influence the development of brain and behavior. A focus of his work is the most common neurobehavioral disorder of childhood, attention deficit hyperactivity disorder. He has degrees in experimental psychology and medicine from Oxford University, and a Ph.D. in psychological medicine from the Institute of Psychiatry in London. He completed residencies in internal medicine and psychiatry in England, and is a member of both the Royal College of Physicians and the Royal College of Psychiatry.
RENATO JANINE RIBEIRO
Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação, é professor titular de Ética e Filosofia Política na USP. É autor, entre outros, de A sociedade contra o social (Prêmio Jabuti de 2001), A boa política (2017) e Ao leitor sem medo (1984). Foi professor visitante na Universidade de Columbia e na UNIFESP.
RICARDO NITRINI
Professor de Neurologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - coordenador do Curso de Pós-Graduação em Neurologia da Universidade de São Paulo. Faz parte do corpo editorial de periódicos nacionais e internacionais e é o editor-chefe de Dementia & Neuropsychologia, órgão oficial do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia e da Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Geriátrica.
RODRIGO GRASSI-OLIVEIRA
Psiquiatra, Livre Docente em Psiquiatria, Doutor em Psicologia, Pós-Doutorado em Psiquiatria Biológica. Professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde, Área de Neurociência e coordenador do Laboratório Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento. É membro regular da Society of Biological Psychiatry (SOBP). Professor Visitante do Departamento de Farmacologia da Universidade de Milão. Sua linha de pesquisa inclui: impacto do estresse precoce e maus-tratos na infância na cognição e sistema neuroimunoendócrino, Transtornos do Humor, TEPT e Dependência Química. Sua formação inclui Research Fellowship no Departamento de Psiquiatria da Harvard Medical School, Pós-Doutorado em Epigenética pela Queensland University.
RUBENS BELFORT JR
Presidente da academia Nacional de medicina. Membro da Academia Brasileira de ciências. Membro academia oftalmológica internacional. Membro academia de Ciências farmacêuticas do Brasil. Pesquisador 1A CNPq. Professor titular oftalmologia escola paulista medicina universidade Federal de São Paulo.
SHEILA MARTINS
Sheila Martins, MD, PhDD Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento Presidente da Rede Brasil AVC Presidente-Eleita da World Stroke Organization
SIDNEI SCHESTATSKY
Psiquiatra (UFRGS), Psicanalista (SPPA), Mestre em Saúde Pública (HARVARD), Doutor em Psiquiatria (UFRGS). Professor Titular de Psiquiatria da UFRGS (aposentado), Professor Convidado do Serviço de Psiquiatria do HCPA, Coordenador dos Cursos de Psicoterapia Psicodinâmica do CELG.
STEFANO CAPPA
Professor Stefano F. Cappa graduated in Medicine and specialized in Neurology at the University of Milan. He has spent periods of study and research at the University of Boston, the Massachusetts Institute of Technology, the Medical Research Council Cyclotron Unit of Hammersmith Hospital in London, and the Max Planck Institute for Cognitive Neuroscience in Leipzig. Since 1999 full professor of Cognitive Neuroscience at the University Vita-Salute S. Raffaele of Milan, and Director of the Unit of Neuroriabilitation of San Raffaele Turro, since 2013 professor of neurology at the IUSS of Pavia. From 2016 to 2019 Scientific Director of the IRCCS S. Giovanni di Dio Fatebenefratelli, Brescia, from 2019 affiliated to the Institute of Neurology, Mondino Foundation. Prof. Cappa‘s research activity is in the area of cognitive neurosciences, and concerns in particular the neurological bases of language, memory and social behaviour. He has published more than 350 papers in leading international neurological and neuropsychological journals, and several books, including recently "Cognitive Neurology" at Oxford University Press.
THARICK PASCOAL
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (2010), Residência Médica em Neurologia pelo Hospital São Lucas da PUCRS (2014). Doutorado na McGill University, em Montreal/Canadá (2019). Atualmente é professor de psiquiatria e neurologia na Universidade de Pittsburgh, EUA.
VALESKA MARINHO
Coordenadora do Centro para Doença de Alzheimer do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Coordenadora do Departamento de Psiquiatria Geriátrica da Associação Brasileira de Psiquiatria 2014-2019, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Psiquiatria, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2006). Publicou 60 artigos científicos, 23 capítulos de livros. Orientou 18 projetos de monografia para curso de especialização, participou de 9 bancas de mestrado e 6 bancas de doutorado.
VICTOR CALIL
Médico formado pela UFRJ, residência em neurologia no INDC-UFRJ, mestre em clínica médica pela UFRJ
VICTOR DE BRITTO GADELHA
Neurologista pelo Hospital de Clínicas do Paraná Integra o time de Inovação e Inteligência Artificial da DASA Professor da PUCPR - Coordenador do programa Health Innovation PUC (HiPUC) CEO da MEDX Corporation Mestrando em Inteligência Computacional pela Universidade Federal do Paraná
VITOR GERALDI HAASE
Professor titular do Departamento de Psicologia da UFMG Coordenador do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento da UFMG
YLMAR CORREA NETO
Professor Associado de Neurologia, Semiologia e Etica Médica da Universidade Federal de Santa Catarina.
programação
científica

Mantemos o compromisso de sempre trazer temas atuais e grandes especialistas da neurociência.



   ver programação >>   
submissão
de trabalhos

Para fazer a submissão de trabalhos, antes é preciso fazer a inscrição para participar do Brain2020.



   quero participar >>   


Realização
Gerenciamento
Plataforma

Apoio

Patrocínio Virtual Master Platinum

Patrocínio Virtual Master

Patrocínio Virtual Basic

Patrocínio